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A Prenda

O J. dá a prenda que fez na escola ao pai. Dá-lhe um envelope grande com uma espécie de placa identificativa lá dentro, daquelas que se põem em cima das secretárias, mas esta em vez do nome, tem uma mensagem escrita por ele e é feita de cartolina e não de metal. 

O pai diz:
- Tão giro, foste tu que fizeste isto tudo?
- Não, eu só escrevi a frase, o resto foi a professora que fez. Vês, como a professora é tão querida que faz prendas para ti?

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Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

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Estamos a matar a infância das nossas crianças!

Se há cerca de vinte, trinta anos, não se sabia tanto quanto se sabe hoje sobre pedagogia, psicologia ou educação, actualmente este conhecimento é muito mais vasto. Tão vasto que tendemos a instrumentalizar a forma como educamos as nossas crianças.

Olhamos para os nosso filhos e vemo-los como projectos pessoais. Queremos que sejam os melhores e sempre melhores que eles próprios, que estejam sempre a evoluir para que sejam bem sucedidos na vida. É normal, porque independentemente das nossas crenças, queremos o melhor para eles, porque os amamos. Mas esta forma de amar e de os tentar conduzir para o sucesso está a matar-lhes a infância. 
Não são poucas as vezes que ouvimos coisas do género:  "Quero que o Rui seja um óptimo engenheiro";  "Estou a fazer tudo para que a Ana seja a melhor professora que já leccionou";  "O que mais quero é que o André vença no mundo do trabalho como o melhor designer gráfico".
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