Avançar para o conteúdo principal

Escarafunchar as Entranhas

Ao longo dos anos, tenho visto crescer em mim um fascínio pelo ser humano. Se há alguns anos, era muito penoso relacionar-me com pessoas, esta tendência tem vindo alterar-se lentamente, mas mesmo assim, a alterar-se.

Para mim, a relação com os animais é mais do que um simples contacto entre Homem e Animal, pois eles são a minha ligação à terra, são a minha fonte de paz e são quem me faz sentir em plena comunhão com a Natureza e com a vida.
Nunca tive muita necessidade em me ver cercada de pessoas, preferia tê-las suficientemente longe para que não importunassem a minha paz com a sua desconcertante complexidade.

Sinto-me em casa no meio de um pasto rodeada de cavalos, ou dentro de uma boxe, deitada na palha, desfrutando o silêncio que é apenas interrompido pela respiração do animal e pelo bater dos cascos no chão, num enxotar de moscas constante. Vivo um passeio a cavalo pelos montes, como quem tem apenas aquele instante para respirar, e respiro, inspirando a beleza que os meus olhos vêem e expirando todas as enfermidades da vida.
E o cheiro, oh o cheiro, sempre o cheiro, dos cavalos que me inebria de felicidade e me transporta para o imaginário da liberdade plena!
Quando os cavalos eram a minha profissão, ficava horas colada aos seus corpos, abraçava-os de tal forma que conseguia ouvir-lhes o coração e sentir-lhes o cheiro em simultâneo... Não dava pelo tempo passar... Sentia-me bem ali e ali pertencia...

Depois de deixar o trabalho com cavalos, tive um emprego perto do Campo Pequeno e, no caminho para lá, tinha que passar pela praça de toiros. As quintas-feiras eram dias de touradas, e à hora que eu passava, já lá estavam os camiões com os cavalos dos toureiros. O ar ficava inundado com o cheiro dos animais, não sei se toda a gente o sentia, mas eu sentia-o tão bem ao ponto de me saltarem lágrimas dos olhos perante um odor que, para mim, é de liberdade total, à qual eu já não pertencia, à qual eu já não pertenço...

Não sei se conseguirei descrever por palavras o que é praticamente isento de palavras, mas o relacionamento entre mim e os animais, por não ter palavras, é essencialmente sensitivo. Posso dizer que falar é supérfluo e os abomináveis mal-entendidos não existem, tudo é claro, limpo, sincero, profundo... Relacionamentos destes com pessoas são raros, pois é preciso termos uma proximidade e intimidade muito grande com alguém, para que consigamos atingir um grau semelhante ao de quase telepatia. 

Talvez desde o momento em que fui mãe, ou talvez desde o momento em que tive que me afastar dos cavalos por ter mudado de profissão (não sei bem qual o momento preciso, mas penso que estes dois foram marcantes) comecei a interessar-me pelas pessoas, senti necessidade de me aproximar delas e de as estudar.

Hoje, estou mais próxima das pessoas e mais longe dos animais, não sei se isso será bom, porque não continuo a ver as pessoas como melhores do que os animais, apesar de já conseguir encontrar nelas mais algum interesse.

Enquanto os animais são precisamente aquilo que parecem, as pessoas parecem sempre diferentes do que são. A personalidade dos animais está estampado neles, e é espelhada em nós, nunca é camuflada por acções ou atitudes propositadas para nos confundir. A personalidade das pessoas está escondida por debaixo de várias capas. Ao passo que, vemos os animais como são, às pessoas, temos que as descobrir no meio de um amontoado de máscaras complexas e ambivalentes.

Se, há uns anos, eu não me aproximaria das pessoas com medo do que ia encontrar, hoje eu aproximo-me intencionalmente delas, só para encontrar o que está escondido, só para perceber porque está escondido, e gosto, gosto muito, de lhes escarafunchar as entranhas da alma para depois, no final, encontrar a essência, que é, enfim, nada mais do que o animal que todos temos em nós.

Comentários

  1. Entendi (ou penso que entendi, nunca se tem a certeza) o seu grito de "amor", amor pelo estar viva e saber ler o que sente e conseguir transmitir esse sentir, como ainda a confunde a sua maior abertura ao "mundo".
    Para se conhecer as pessoas é bom embrenharmo-nos nas Ciências do Comportamento Humano, pessoalmente fi-lo durante muitos anos, aprendi muito, mas ainda me engano, com mais facilidade do que devia.
    Sou gregária, gosto muito de conviver, sou muito bem aceite pelos "grupos" por onde me movimento,no entanto, verifico que a hipocrisia está em crescendo.
    Abracinho meu!

    ResponderEliminar
  2. o "ser" humano é complexo...!!
    o "ser" animal (irracional) é uno...!! vive uma única personalidade.
    o viver numa relação com o ser animal (irracional) é a certeza da verdade eterna. o mesmo já não se pode dizer do ser humano... racional...!!
    o ser humano hoje é uma atitude, amanhã é outra.
    adoro estar em locais onde o "ser" humano se cruza e poder observar a diversidade. e mais espantoso ainda... poder vê-los numa esquina, e são eles... mas tomam o lugar em outra esquina, e logo são outros.
    acabo (na observação) por não saber qual é o verdadeiro ele...!!
    o ser humano tem essa capacidade... (a meu ver) negativa em todos os aspetos. há sempre um momento que vivem com o seu outro "ser". a "confusão" gera-se e somos surpreendidos... ou pela positiva, mas são mais os casos da negativa.

    não esquecer... ao estarmos a "estudar" alguém, também estamos a ser estudados por um alguém...!!

    bj...nho

    P.S. adoro o cavalo... e o lobo...!!

    ResponderEliminar
  3. Maria Teresa,
    É isso mesmo!Sou "verde" nisto das relações interpessoais, ando a tentar entender as pessoas. Possivelmente, devido a eu ser um pouco básica, a complexidade das pessoas confunde-me, e assusta-me também.
    Em miúda, era tida como uma pessoa antipática, pois dizia o que sentia e isso não era muito bem aceite pelos outros. Cordialidade, só por si, nunca me disse grande coisa, por isso nunca dei confiança a quem eu não sentia a mínima confiança.
    Esta atitude rotulava-me de antipática.
    Fui mudando por necessidade, lentamente fui-me abrindo às pessoas, fui-me tornando mais simpática e cordial, talvez também um pouco hipócrita, mas se não o fosse, continuaria fechada no meu casulo, sozinha ou no meio dos bichos.
    Ao contrário da Maria Teresa, não sou bem aceite em grupos, pois não me dou o suficiente, nem tenho grande paciência para as conversas que geralmente agradam aos grupos. Mas tenho feito um esforço, tenho tentado incluir-me mais, e este esforço de aproximação reflectiu-se num fascínio crescente pela complexidade das pessoas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sérgio Figueiredo,
    É verdade, mas apesar das surpresas negativas, é fascinante até onde são capazes de ir para surtir determinado efeito nos outros e, se conseguirmos esgravata-las bem, conseguimos vislumbrar o animal que também são. Essa procura, até mais do que a própria descoberta, tem-me proporcionado experiências estimulantes e aumentado o interesse que sinto pelas pelas pessoas.

    E, é verdade, o "estudo" costuma ser recíproco.

    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

Mensagens populares deste blogue

Apneia

 Sempre esta coisa da escrita... De há uns anos para cá tornou-se uma necessidade como respirar. Tenho estado em apneia, eu sei. Não só, mas também, porque veio a depressão. Veio, assim, de mansinho, como que para não se fazer notar, instalando-se cá dentro (e cá fora). Começou por me devorar as entranhas qual parasita. Minou-me o corpo e o cérebro, sorvendo-me os neurónios e comendo-me as ideias, a criatividade e a imaginação. Invadiu-me a mente e instalou pensamentos neuróticos, medos, temores, terrores até. Fiquei simultaneamente cheia e vazia. E a vontade de me evaporar preencheu-me por completo, não deixando espaço para mais nada. Não escrevia há meses. Sinto-lhe a falta todos os dias. Mas havia (há) um medo tão grande de começar e só sair merda. E, no entanto, cá estou eu a escrever de novo. Mesmo que merda, a caneta deslizou sobre o papel e, agora, os dedos saltam de tecla em tecla como se daqui nunca tivessem saído. O olhar segue os gatafunhos, o pensamento destrinça frases e e

A Língua do Michael Jordan

O ídolo (imagem retirada da Internet) Um dia destes, enquanto assistia a um treino do meu filho, reparo que ele está sempre de língua de fora... Ele não é daqueles miúdos que põem a língua de fora quando escrevem ou quando fazem qualquer coisa que lhes exija um pouco mais de concentração, por isso estranhei! No intervalo que o treinador lhes dá para irem beber água, ele chega-se ao pé de mim e diz: -Viste, mãe, estive de língua de fora como o Michael Jordan? (Para quem não conhece, o Michael Jordan, o mocinho aqui ao lado, foi um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo e uma das suas características era jogar com a língua de fora.) O meu filho estava todo orgulhoso a imitar o Michael Jordan, sentia-se o melhor jogador do mundo à custa da sua linguinha ao vento, mas eu (estúpida!) estraguei a sua alegria, com esta minha triste saída: -Pois, mas se não pões a língua para dentro ainda a mordes se te derem um encontrão, além de pareceres um tontinho... Arrependi-me da parte do

Miúdos

Da janela, vejo os miúdos da escola a brincarem no recreio e invejo-lhes a liberdade.  Também era assim em pequena. Saltava e brincava sem amarras. Fazia pinos e rodas pelas ruas, solta como uma andorinha. Era livre. Tão livre quanto possível.  Hoje, não. Estou presa dentro deste corpo e mente. Corpo que não cede à mente. Mente que não tem espaço para viajar. Aqueles miúdos têm controlo no corpo porque ele lhes responde. Podem esticá-lo ou dobrá-lo a bel-prazer. Os miúdos têm o poder de observar, cheirar e tocar tudo o que vida lhes dá. A mente leva-os longe. Vai atrás da flor que flutua ao vento, do bichinho de contas que se enrola ao toque, da formiga que muda de percurso quando encontra um obstáculo. A mente deles está livre de merdas. Tem espaço para todas as coisas novas, é ampla, sem muros ou barreiras onde possa embater. Já a minha... Já a minha é qual um labirinto sem saída. Fica às voltas nas agruras da vida, nas paredes que fui erguendo, mas pedras em que vou tropeçando, nas

O engano

O meu homem, enquanto estende a roupa (sim, cá em casa a roupa é cena dele. Somos estranhos, eu sei!), ouve música. Aliás, ele ouve sempre música, mas hoje, enquanto estava a ouvir música e a estender a roupa e eu a arrumar a loiça do almoço (sim, apesar do moço tratar da roupa, eu também faço umas coisitas cá por casa. Sim, eu sei, parece que somos mesmo estranhíssimos!), pôs os Pink Floyd a tocar. Ao som dos Pink Floyd, comecei a pensar que hoje há pouca cultura que faça as pessoas pensarem como por exemplo os Pink Ployd faziam; que conteste os poderes; que ponha em causa as ditas verdades universais; que cause indignação e contestação. Vivemos na sociedade do engano. Julgamos que temos liberdade, quando somos nós mesmos que restringimos a liberdade, calando-nos. Já não defendemos causas, mandamos umas bocas e ficamo-nos por aí. Os poderes estão instituídos e aceitamo-los, pura e simplesmente, sem um ai realmente sentido. Encolhemos os ombros e distraímo-nos com outras coisas par

O Poeta (ou a Poetisa) é um Fingidor

Em mais uma conversa pré-sono, falávamos de umas supostas pretendentes do J.  - Ela disse que a minha letra era muito bonita! - Oh, então está apaixonadíssima. Qualquer pessoa, no seu perfeito juízo, sabe que a tua letra não é nada bonita. Ela é voadora, nunca está toda sobre a linha. Mas bonita, não! Definitivamente, só uma pessoa apaixonada pode achar a tua letra bonita. - Eh eh eh eh! Pois é. Pois, deve estar! - E tu? - Não sei. Ainda não sei. - Mas há mais alguma menina que faça esse coraçãozinho bater com mais força? - Há. - Há? Quem? - A M. - E quem é a M.? Se é que posso perguntar? - É aquela que vimos no outro dia, que tem o cabelo assim, mais ou menos, do tamanho do teu. - Pois... Não sei. Sabes que há umas meninas lá da tua escola que eu confundo sempre. Nunca sei quem é quem. Mas não faz mal. Depois vejo se descubro. Achas que o coraçãozinho dela também bate com mais força por ti? - Não sei. - Mas porque é que esse coração acelera? - Também n