Avançar para o conteúdo principal

Da Amostra ao Universo, Passando Por... Uma Passadeira

Imagem retirada da Internet!

Como sabem, tenho-me dedicado à observação da espécie. 

Tal Charles Darwin, em pleno século XIX, tenho observado a espécie de forma atenta e analítica. O problema é que, pertencendo eu à espécie observada, não sou totalmente isenta nas minhas análises. No entanto, aventuro-me, na mesma, a este exercício. 
Já vos disse que sou uma aventureira? Não disse? Pois... Na verdade, não sou nada aventureira! 
Seria incapaz de subir o Evereste. Tenho cagufa, muita cagufa! 
Mas na minha cabeça, já subi muito mais alto do que o Evereste, já subi até vários Everestes, e tenho pretensões de continuar a subir muitos mais.

É por ter esta capacidade de subir Everestes, dentro do meu cérebro (tal João Garcia a escalar massa cinzenta pegajosa) que me aventuro na observação da minha própria espécie. Por isso, e  por ser esta, por mais incrível que pareça, a espécie que me é mais estranha. 
Com este estudo, pretendo ir, aos poucos, desvendando alguns dos enigmas que me têm intrigado, ao longo de vários anos inserida neste habitat (meio) hostil.
Porque, infelizmente, não sou aventureira, só me aventuro a viajar dentro desta cabecinha loira: É mais seguro, confortável e tem a vantagem de se poder voltar atrás, ou desistir, em qualquer momento da expedição.

Ultimamente, concentrei-me na observação de vários espécimes de peões a atravessar passadeiras.

Pareço-vos louca? Fixe, já que não sou aventureira, pelo menos que seja um pouco louca para animar esta vidinha da treta que, quase, todos vamos tendo um pouco.

Depois da extenuante e atenta observação destes seres, consegui recolher cinco amostras que me parecem bastante reveladoras de algumas das características mais vincadas da espécie em estudo.

Eis as amostras:

- O peão distraído - este peão não pára quando avista a primeira lista branca da passadeira. Na realidade, ele não vê, sequer, a passadeira. Continua a andar como se o passeio não tivesse acabado. Enquanto anda, fala ao telemóvel ou conversa com o colega do lado, sem reparar nas várias travagens ruidosas que vão acontecendo à sua volta.

- O peão importante - este peão, geralmente, pára antes de abordar a passadeira. Pára, empina o nariz e atravessa-a lentamente com ar superior. Olha alguns condutores fixamente nos olhos, como quem diz "olha bem para a minha cara, quando eu te aparecer à frente, vais ter que ficar aí, quietiiiinho".

- O peão "espera aí, que eu estou a atravessar a rua" - este espécime é o mais engraçado! Pára, mas logo a seguir, avança com passo decidido para a passadeira. Não olha para os carros, que esperam pacientemente que ele volte a colocar o pezinho no passeio. Anda o mais devagar que consegue. É capaz de parar a meio, se estiver para aí virado, só para sentir o prazer de fazer alguém esperar por ele. Também o podemos chamar de " peão sádico", se nos apetecer. O nome assenta-lhe bem, e ele aprecia-o bastante.

- O peão cuidadoso - este peão, ainda muito longe do fim do passeio, olha para um lado e para o outro, cheio de medo. Mal se aproxima da passadeira, cai numa hesitação irritante. Põe o pé, tira o pé. Põe o pé, tira o pé. Quando finalmente se decide a atravessar a estrada, é porque já é noite escura, a estrada está deserta e não se vê vivalma. Faz todo o percurso a hesitar e a olhar para todos os lados, com medo que lhe saia um carro até de dentro de um caixote do lixo.

- Por fim, temos "o peão que não é peão" - como o nome indica, este peão não é peão. Ele não quer atravessar a estrada. Ele não está ali, bem à bordinha da estrada e em frente à passadeira, a fazer nada. Gosta de ver os carros passarem e abrandarem quando o avistam. Por vezes, pisa a passadeira, só para os confundir. Pode passar horas ali, na esperança que algum se estampe por sua causa. É propenso a meter conversa com quem por ali passa, preferindo sempre quem segue com a intenção de atravessar a estrada na SUA passadeira.

Conclusão do estudo: Amigos, a única conclusão que posso tirar deste estudo, é que qualquer um destes peões me irrita solenemente e, não fossem as consequências que poderiam advir de um acto tão odioso quanto o que vou referir a seguir, os atropelaria a todos. Um por um!

Estavam à espera de uma conclusão inteligente, não era? Não se esqueçam que aqui, a Mammy, é loira e o brilho incandescente de tal melena não deixa passar as ondas ultra-sónicas do conhecimento. Para fora, claro, que cá dentro sobem-se Everestes.


PS: Pronto, lancem-me lá olhares fulminantes por vos ter feito ler, até ao fim, este texto de piiiiiiiiiiiiii! Eu mereço, eu sei que mereço!

Comentários

  1. subscrevo, na totalidade. Mas vou dizer-te que ainda encontro de vez enquanto um peão que olha para a a fila de carros, para e espera uns segundos antes de se colocar dentra da passadeira, agradece ao condutor, e ainda dá uma corridinha no final da passadeira( porque podia caír no principio, e aí seria mais um empata transito).Estes são os peões totós que dão na vistas

    ResponderEliminar
  2. ahaahh O peão tartaruga irrita mais. :P

    ResponderEliminar
  3. concordo com tudo que disseste, com os vários tipos de peões que existem mas, esqueceste-te de um... eheheheh.

    aquele que pára, olha, e escuta... e mesmo assim ainda atravessa em passo de corrida... para não maçar os condutores com a espera...!!

    valeu...??

    bj...nho

    ResponderEliminar
  4. Ahahahahah já me tinha apercebido disso, mas uma clausula para o "Distraido" a maioria das vezes nem é distraido, ele acha mesmo que a passadeira é uma extenção do passeio, o/a anormal não tem inteligencia suficiente para pensar que o condutor precisa de um tempo minimo para parar em segurança e põe estupidamente a sua vida em risco...

    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. Anónimo e Sérgio Figueiredo,

    Este é um estudo tendencioso, todo ele foi construído para chegar à conclusão a que cheguei.

    Como poderia eu incluir aqui o peão simpático?
    Se o fizesse, esta conclusão já não seria válida.

    Além disso, o peão simpático ocupa um lugar especial no meu coração. Por ele, sou capaz de esperar uma eternidade em frente de uma passadeira.
    ;))))))

    Bjs



    ResponderEliminar
  6. S*,
    Tartaruga?
    É uma versão mais lenta do "espera aí, que eu estou a atravessar a rua"?
    Credo!
    Se este já é enlouquecedor, imagino um mais lento!

    ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Felina,

    Não me parece que seja falta de inteligência. Acho é que deve ser uma mente muito ocupada para pensar nessas coisas fúteis de poder ser atropelado ou não...
    ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Esqueceste-te do peão suicida! Aquele que se atira para a passadeira como se não houvesse amanhã! Curiosamente descobri este tipo de peão em Coimbra, quando estava a tirar a carta de condução. Nem fazes ideia da quantidade de espécimes destes que há naquela cidade. E não fui só eu que descobri. Tive mais duas colegas que tiraram a carta depois de mim, e diziam o mesmo!

    Eu sou o tipo de peão que o Anónimo descreveu. Agradeço e dou uma corridinha para libertar o trânsito mais depressa!

    E também tens o peão arrependido... mais raro é certo, mas é aquele que a meio volta para trás!

    ResponderEliminar
  9. e ainda bem que li o texto todo que já me fartei de rir... e tu? que tipo de peão és?

    ResponderEliminar
  10. Naná,
    É verdade, esqueci-me de muitos!
    Este estudo está muito fraquinho! :)
    Tenho que ir escalar mais uns Everestes para ver se o melhoro! :))))
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Magda E.,
    Eu não sou peão, sou a condutora. Pelo menos nesta história!
    ;))))
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

Mensagens populares deste blogue

Apneia

 Sempre esta coisa da escrita... De há uns anos para cá tornou-se uma necessidade como respirar. Tenho estado em apneia, eu sei. Não só, mas também, porque veio a depressão. Veio, assim, de mansinho, como que para não se fazer notar, instalando-se cá dentro (e cá fora). Começou por me devorar as entranhas qual parasita. Minou-me o corpo e o cérebro, sorvendo-me os neurónios e comendo-me as ideias, a criatividade e a imaginação. Invadiu-me a mente e instalou pensamentos neuróticos, medos, temores, terrores até. Fiquei simultaneamente cheia e vazia. E a vontade de me evaporar preencheu-me por completo, não deixando espaço para mais nada. Não escrevia há meses. Sinto-lhe a falta todos os dias. Mas havia (há) um medo tão grande de começar e só sair merda. E, no entanto, cá estou eu a escrever de novo. Mesmo que merda, a caneta deslizou sobre o papel e, agora, os dedos saltam de tecla em tecla como se daqui nunca tivessem saído. O olhar segue os gatafunhos, o pensamento destrinça frases e e

A Língua do Michael Jordan

O ídolo (imagem retirada da Internet) Um dia destes, enquanto assistia a um treino do meu filho, reparo que ele está sempre de língua de fora... Ele não é daqueles miúdos que põem a língua de fora quando escrevem ou quando fazem qualquer coisa que lhes exija um pouco mais de concentração, por isso estranhei! No intervalo que o treinador lhes dá para irem beber água, ele chega-se ao pé de mim e diz: -Viste, mãe, estive de língua de fora como o Michael Jordan? (Para quem não conhece, o Michael Jordan, o mocinho aqui ao lado, foi um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo e uma das suas características era jogar com a língua de fora.) O meu filho estava todo orgulhoso a imitar o Michael Jordan, sentia-se o melhor jogador do mundo à custa da sua linguinha ao vento, mas eu (estúpida!) estraguei a sua alegria, com esta minha triste saída: -Pois, mas se não pões a língua para dentro ainda a mordes se te derem um encontrão, além de pareceres um tontinho... Arrependi-me da parte do

Miúdos

Da janela, vejo os miúdos da escola a brincarem no recreio e invejo-lhes a liberdade.  Também era assim em pequena. Saltava e brincava sem amarras. Fazia pinos e rodas pelas ruas, solta como uma andorinha. Era livre. Tão livre quanto possível.  Hoje, não. Estou presa dentro deste corpo e mente. Corpo que não cede à mente. Mente que não tem espaço para viajar. Aqueles miúdos têm controlo no corpo porque ele lhes responde. Podem esticá-lo ou dobrá-lo a bel-prazer. Os miúdos têm o poder de observar, cheirar e tocar tudo o que vida lhes dá. A mente leva-os longe. Vai atrás da flor que flutua ao vento, do bichinho de contas que se enrola ao toque, da formiga que muda de percurso quando encontra um obstáculo. A mente deles está livre de merdas. Tem espaço para todas as coisas novas, é ampla, sem muros ou barreiras onde possa embater. Já a minha... Já a minha é qual um labirinto sem saída. Fica às voltas nas agruras da vida, nas paredes que fui erguendo, mas pedras em que vou tropeçando, nas

O engano

O meu homem, enquanto estende a roupa (sim, cá em casa a roupa é cena dele. Somos estranhos, eu sei!), ouve música. Aliás, ele ouve sempre música, mas hoje, enquanto estava a ouvir música e a estender a roupa e eu a arrumar a loiça do almoço (sim, apesar do moço tratar da roupa, eu também faço umas coisitas cá por casa. Sim, eu sei, parece que somos mesmo estranhíssimos!), pôs os Pink Floyd a tocar. Ao som dos Pink Floyd, comecei a pensar que hoje há pouca cultura que faça as pessoas pensarem como por exemplo os Pink Ployd faziam; que conteste os poderes; que ponha em causa as ditas verdades universais; que cause indignação e contestação. Vivemos na sociedade do engano. Julgamos que temos liberdade, quando somos nós mesmos que restringimos a liberdade, calando-nos. Já não defendemos causas, mandamos umas bocas e ficamo-nos por aí. Os poderes estão instituídos e aceitamo-los, pura e simplesmente, sem um ai realmente sentido. Encolhemos os ombros e distraímo-nos com outras coisas par

O Poeta (ou a Poetisa) é um Fingidor

Em mais uma conversa pré-sono, falávamos de umas supostas pretendentes do J.  - Ela disse que a minha letra era muito bonita! - Oh, então está apaixonadíssima. Qualquer pessoa, no seu perfeito juízo, sabe que a tua letra não é nada bonita. Ela é voadora, nunca está toda sobre a linha. Mas bonita, não! Definitivamente, só uma pessoa apaixonada pode achar a tua letra bonita. - Eh eh eh eh! Pois é. Pois, deve estar! - E tu? - Não sei. Ainda não sei. - Mas há mais alguma menina que faça esse coraçãozinho bater com mais força? - Há. - Há? Quem? - A M. - E quem é a M.? Se é que posso perguntar? - É aquela que vimos no outro dia, que tem o cabelo assim, mais ou menos, do tamanho do teu. - Pois... Não sei. Sabes que há umas meninas lá da tua escola que eu confundo sempre. Nunca sei quem é quem. Mas não faz mal. Depois vejo se descubro. Achas que o coraçãozinho dela também bate com mais força por ti? - Não sei. - Mas porque é que esse coração acelera? - Também n