Avançar para o conteúdo principal

Em Véspera de Manisfestação

Já disse aqui que não acredito em manifestações. Não por as achar estúpidas ou coisa no género, mas por crer que não são suficientes. Hoje, as manifestações não acordam os governos. A petulância política é tanta que quem está no poder, pura e simplesmente, ignora a voz do povo. E o pior é que também há povo que ignora o povo. 

Mas amanhã, vou à manifestação...
Porquê? Porque sim! Porque estou descontente e preciso de manifestar o meu descontentamento. Enquanto posso...

Acredito sim na greve de zelo, no voto em consciência e na união das pessoas.

A greve de zelo poria o país em câmara lenta, tão lenta que nada funcionaria (como na realidade não funciona, mas presentemente devido aos cortes nos gastos do Estado, nos ordenados dos contribuintes e ao excesso de burocracias). 

Acredito no voto em consciência porque, para se ir votar, não se pode ir a pensar que a cruzinha se põe à frente da fotografia da cara mais laroca, da do candidato que mais canetas e bandeirinhas oferece ou da do que apresenta mais sinais exteriores de riqueza. A cruzinha põe-se em frente da fotografia de quem acreditamos que pode fazer alguma coisa por isto, mesmo que a cara seja feia, mesmo que dono da cara não tenha oferecido bandeirinhas durante a campanha eleitoral, mesmo que ele não tenha qualquer noção de moda e estilo, ou seja daqueles que ainda tem a coragem de andar de transportes públicos (apesar dos atrasos e das greves) e pense deslocar-se assim para o Parlamento. 

O absentismo não é resposta a nada. Talvez o seja o voto em branco, quando não acreditamos em nenhum dos candidatos, mas o absentismo é um voto na maioria, seja ela qual for. É concordar com o que nos impuserem. É dizer "ok, por mim tudo bem, tomem-me e façam-me o que quiserem!". 

E acredito na união das pessoas. Penso que esta será a arma mais poderosa, se bem utilizada. Acho que se não nos juntarmos e lutarmos por todos nós (todos nós, não só por alguns) nunca conseguiremos que isto se endireite. 
Foi a roubar, cada um para seu lado, que este país chegou até aqui; foi a desunião e a luta desenfreada por poder e riqueza, que nos atirou por terra; foi o umbiguismo; foi a mania das grandezas; foi o chico-espertismo; foi tudo isto junto e foi a (ainda) crença de alguns na humanidade que nos levou a este abismo. 
A crença na humanidade desses, poucos, alguns agarrou-nos pelos cabelos, levou-nos à beira do abismo e mostrou-nos a altura a que estávamos. A queda iria ser grande! 
A culpa deles é, tão só, terem-se deixado ludibriar e roubar pelos espertalhões, que de humanos nada tinham (têm), e permitirem que a sua ingenuidade crédula nas pessoas os traísse.

Eu sinto-me traída, apesar de não ter votado em quem está no poder! Sinto-me traída pelo povo que partilha este país comigo, sinto-me traída por mim própria por não me ter esforçado o suficiente para pôr um travão a estes impostores, por não ter sido austera com a austeridade, por ter acreditado que a humanidade, mesmo que desprezasse a Natureza, amaria sempre a humanidade.

E amanhã, vou expressar esta minha raiva de mulher traída!
Olá se vou!















Fotografias encontradas por AQUIAQUI e AQUI.

Comentários

  1. E que achaste do ambiente? como te sentiste no meio daquela gente toda?

    ResponderEliminar
  2. Felina,
    Quando cheguei já estava toda a gente a ir-se embora! :(
    Pensei que começava às 15h, mas afinal era às 14h e, como cheguei às 16,30h, já não "senti" a manifestação como esperava.
    Ainda havia lá gente, mas nada como apareceu na televisão. Já estava tudo murcho.
    :(((

    Fica para a próxima!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tenho a mesma opinião, uma manifestação não muda muito, mas acho que a situação piora se não as fazemos. Os políticos iriam chegar a um ponto de pensar que agora sim podiam fazer o que quisessem.
    Acho para uma manifestação funcionar deve estar mais que o povo de sempre, deve juntar todos, parece que os policias, os militares os médicos, engenheiros, .. não vivem no mesmo país, que não são afetados como os outros. Podes achar que é conversa de sonhadora, mas se realmente tivéssemos todos juntos certamente que seria diferente.
    Outra coisa que ajudaria era aqueles que vão para manifestações para andar à chapada ficarem em casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Helena,
    Eu também acredito que a união faz a força.
    Mas as pessoas são desunidas por natureza e isso é muito difícil de conseguir.
    Porém, sinto que está a mudar e a prova foi a manifestação de dia 15 de Setembro que juntou imensa gente que não é habitual frequentadora de manifestações.
    Quero acreditar que essa união ocorrerá.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

Mensagens populares deste blogue

Vejam só o que encontrei!

Resumindo :  Licenciatura em marketing (um profissional certificado); Gosto pela área comercial (amor cego que se venda barato);  De preferência, recém-licenciado (cabeça fresquinha e sem manhas); Com vontade de aprender (que aceite, feliz, todas as "óptimas" condições de trabalho que lhe oferecem, porque os ensinamentos não têm preço); Disponibilidade imediata (já a sair de casa e a arregaçar as mangas);  Carta de condução (vai de carro e não seguro, como a Leonor descalça do Camões);  Oito horas de trabalho por dia e não por noite (muito tempo luminoso para aprender, sem necessidade de acender velas). Tudo isto, a troco de: Um contrato a termo incerto (um trabalho p'rá vida); 550€ / mês de salário negociável (uma fortuna que pode ser negociável, caso o candidato seja um ingrato); Refeições incluídas (é melhor comer bem durante as horas de serviço, porque vai passar muita fominha a partir daquela hora do dia em que tiver de

O engano

O meu homem, enquanto estende a roupa (sim, cá em casa a roupa é cena dele. Somos estranhos, eu sei!), ouve música. Aliás, ele ouve sempre música, mas hoje, enquanto estava a ouvir música e a estender a roupa e eu a arrumar a loiça do almoço (sim, apesar do moço tratar da roupa, eu também faço umas coisitas cá por casa. Sim, eu sei, parece que somos mesmo estranhíssimos!), pôs os Pink Floyd a tocar. Ao som dos Pink Floyd, comecei a pensar que hoje há pouca cultura que faça as pessoas pensarem como por exemplo os Pink Ployd faziam; que conteste os poderes; que ponha em causa as ditas verdades universais; que cause indignação e contestação. Vivemos na sociedade do engano. Julgamos que temos liberdade, quando somos nós mesmos que restringimos a liberdade, calando-nos. Já não defendemos causas, mandamos umas bocas e ficamo-nos por aí. Os poderes estão instituídos e aceitamo-los, pura e simplesmente, sem um ai realmente sentido. Encolhemos os ombros e distraímo-nos com outras coisas par

Apneia

 Sempre esta coisa da escrita... De há uns anos para cá tornou-se uma necessidade como respirar. Tenho estado em apneia, eu sei. Não só, mas também, porque veio a depressão. Veio, assim, de mansinho, como que para não se fazer notar, instalando-se cá dentro (e cá fora). Começou por me devorar as entranhas qual parasita. Minou-me o corpo e o cérebro, sorvendo-me os neurónios e comendo-me as ideias, a criatividade e a imaginação. Invadiu-me a mente e instalou pensamentos neuróticos, medos, temores, terrores até. Fiquei simultaneamente cheia e vazia. E a vontade de me evaporar preencheu-me por completo, não deixando espaço para mais nada. Não escrevia há meses. Sinto-lhe a falta todos os dias. Mas havia (há) um medo tão grande de começar e só sair merda. E, no entanto, cá estou eu a escrever de novo. Mesmo que merda, a caneta deslizou sobre o papel e, agora, os dedos saltam de tecla em tecla como se daqui nunca tivessem saído. O olhar segue os gatafunhos, o pensamento destrinça frases e e

A Língua do Michael Jordan

O ídolo (imagem retirada da Internet) Um dia destes, enquanto assistia a um treino do meu filho, reparo que ele está sempre de língua de fora... Ele não é daqueles miúdos que põem a língua de fora quando escrevem ou quando fazem qualquer coisa que lhes exija um pouco mais de concentração, por isso estranhei! No intervalo que o treinador lhes dá para irem beber água, ele chega-se ao pé de mim e diz: -Viste, mãe, estive de língua de fora como o Michael Jordan? (Para quem não conhece, o Michael Jordan, o mocinho aqui ao lado, foi um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo e uma das suas características era jogar com a língua de fora.) O meu filho estava todo orgulhoso a imitar o Michael Jordan, sentia-se o melhor jogador do mundo à custa da sua linguinha ao vento, mas eu (estúpida!) estraguei a sua alegria, com esta minha triste saída: -Pois, mas se não pões a língua para dentro ainda a mordes se te derem um encontrão, além de pareceres um tontinho... Arrependi-me da parte do