Avançar para o conteúdo principal

O Meu Marido (blhac!)

Detesto a palavra "marido"!
Provavelmente, como algumas mentes mais entendidas e brilhantes dirão, tenho algum trauma de infância, de que ainda não me apercebi, ou então, como essas mesmas mentes brilhantes e chatas dirão, talvez a culpa seja de ser filha de pais separados, ter tido um pai pouco presente na infância e, por isso, a imagem que tenho das pessoas do sexo masculino ser um pouco distorcida e blá blá blá, blá blá blá, tenho um problema qualquer, super complexo, que só se resolverá com anos e anos em psicólogos e psiquiatras...
Ok, mentes brilhantes, tenho um problema e o meu problema é detestar a palavra "marido"!

Não gosto de dizer "o meu marido" e se viram, alguma vez, essa expressão aqui escrita é porque eu estava com muita pressa ou porque não me apeteceu esforçar para a contornar.
Desde sempre, eu e o pai do J., o meu marido (blhac!), referíamo-nos um ao outro como "o meu namorado/ a minha namorada". Ultimamente, temos optado por nos referirmos pelo nome próprio. Assim, fugimos ao marido /mulher e damos um ar muito mais adulto e responsável. Uau! Apenas utilizamos o "marido" e a "mulher" em ocasiões mais formais. Vemo-nos como namorados e não como marido e mulher. Possivelmente, somos um bocado infantis e queremos prolongar um estado mais imaturo da relação, sinceramente não sei... (Aposto que as mentes brilhantes defenderiam que a nossa relação não cresceu!)

O "marido / mulher" tem uma conotação pejorativa, pelo menos para mim, remete-me para um imaginário de responsabilidade, direitos e deveres, compromisso e mais uma data de coisas chatas que nada têm de romântico, amoroso ou apaixonante. Não que a nossa relação não tenha um pouco de tudo isso, é óbvio, que mal ou bem, também vai tendo, mas reduzi-la a uma quantidade de obrigações, é menosprezá-la. E eu não a quero menosprezar, pois é uma das minhas mais importantes relações e ele, o meu marido (blhac!), uma das pessoas mais importantes da minha vida.

Para mim, ser marido /mulher de alguém não é uma coisa boa (e aqui poderão voltar as mentes brilhantes, para me analisarem e concluírem que a separação dos meus pais foi definitivamente um trauma, do qual alguma vez recuperarei), é uma formalidade como outra qualquer em que duas pessoas assinam um contrato em que se comprometem a respeitar um determinado número de regras e onde o facto de se amarem é irrelevante. Na verdade, duas pessoas podem casar-se sem se amarem e duas pessoas que se amam podem viver maravilhosamente sem se casarem. O que quero dizer com isto, é que o casamento não garante nada em termos de amor, garante alguma coisa em termos financeiros e em termos de direitos e deveres, em caso de separação ou de desacordo entre as duas partes, mas no amor "não é perdido nem achado".

Como já disse aqui, casei-me por interesse e o meu interesse foi, caso o cancro me levasse embora daqui para fora, o pai do J. poderia administrar os poucos bens que estavam só em meu nome com maior facilidade e sem ter que lutar com uma quantidade estúpida de burocracias.

No nosso caso, o amor não se alterou nada com o casamento e o casamento também não veio trazer nada de novo ao amor. Eu sei que há por aí pessoas que pensam que o casamento lhes dá legitimidade para exigirem determinadas coisas ao seu marido /mulher, mas elas que se desenganem, pois, quando vão por esse caminho, estão a matar o amor e a transformá-lo em algo material e prático e, como todos sabemos, o amor não tem nada de material ou prático.

Com toda esta conversa, quero apenas dizer que o casamento ou o não-casamento não trazem amor, se ele não existir inicialmente, e que o amor deve estar sempre acima de qualquer casamento e não pode ser sustentado sobre uma base meramente contratual. Caso contrário, a sua elevada importância fica reduzida a uma porcariazinha burocrática.

É por isso, que o meu marido (blhac!) vai ser sempre o meu namorado, o meu amante ou o pai do J. e nunca, mas nunca, o vou ver como marido. (Mesmo que as mentes brilhantes me infantilizem, critiquem ou me passem um atestado de débil mental!)

Comentários

  1. eu tb nao gosto nada. eu nao casei e mm assim as pessoas vêm smp com a mesma história " não casaram mas vivem juntos, é marido e mulher na mesma"... NÃO, não é!! Gosto da expressão namorido!!!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia essa expressão, mas gostei!
    ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Muito bem escrito, sério mas com bastante humor. Mas não te iludas! A culpa só pode ser da tua mãe! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Mammy,
    Eu digo marido (blhac) e não sou casada no papel. Vá-se lá entender. Bj**

    ResponderEliminar
  5. Tanita,
    Eh eh, vá-se lá entender gente como nós...
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mamã, tens selo.

    Qt a esta questão, o meu é o _______<<< nome próprio ...e mais nada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

Mensagens populares deste blogue

Vejam só o que encontrei!

Resumindo :  Licenciatura em marketing (um profissional certificado); Gosto pela área comercial (amor cego que se venda barato);  De preferência, recém-licenciado (cabeça fresquinha e sem manhas); Com vontade de aprender (que aceite, feliz, todas as "óptimas" condições de trabalho que lhe oferecem, porque os ensinamentos não têm preço); Disponibilidade imediata (já a sair de casa e a arregaçar as mangas);  Carta de condução (vai de carro e não seguro, como a Leonor descalça do Camões);  Oito horas de trabalho por dia e não por noite (muito tempo luminoso para aprender, sem necessidade de acender velas). Tudo isto, a troco de: Um contrato a termo incerto (um trabalho p'rá vida); 550€ / mês de salário negociável (uma fortuna que pode ser negociável, caso o candidato seja um ingrato); Refeições incluídas (é melhor comer bem durante as horas de serviço, porque vai passar muita fominha a partir daquela hora do dia em que tiver de

Apneia

 Sempre esta coisa da escrita... De há uns anos para cá tornou-se uma necessidade como respirar. Tenho estado em apneia, eu sei. Não só, mas também, porque veio a depressão. Veio, assim, de mansinho, como que para não se fazer notar, instalando-se cá dentro (e cá fora). Começou por me devorar as entranhas qual parasita. Minou-me o corpo e o cérebro, sorvendo-me os neurónios e comendo-me as ideias, a criatividade e a imaginação. Invadiu-me a mente e instalou pensamentos neuróticos, medos, temores, terrores até. Fiquei simultaneamente cheia e vazia. E a vontade de me evaporar preencheu-me por completo, não deixando espaço para mais nada. Não escrevia há meses. Sinto-lhe a falta todos os dias. Mas havia (há) um medo tão grande de começar e só sair merda. E, no entanto, cá estou eu a escrever de novo. Mesmo que merda, a caneta deslizou sobre o papel e, agora, os dedos saltam de tecla em tecla como se daqui nunca tivessem saído. O olhar segue os gatafunhos, o pensamento destrinça frases e e

Dos blogues

DAQUI Comecei isto dos blogues faz tempo. Mais precisamente em 2011. Faz tanto tempo que este menino aqui já completou cinco anos em Agosto. Há cinco anos e picos que venho para aqui arrotar as minhas postas de pescada. Primeiro, em núpcias das delícias da maternidade; depois confrontada com o fim das núpcias; hoje, com a consciência de que a maternidade se expande por tudo o que é lado da vida da gente. Nunca, mas mesmo nunca, tentei tornar este blogue num lugar cuchi-cuchi, fofinho e queridinho. Este lugar não é de todo fofinho. Não há por aqui adoçantes da vida, nem marcas a embelezar o que se passa por dentro e por fora da minha experiência enquanto mãe, ou enquanto pessoa, ou até mesmo a comandar o que escrevo. Não me deixo limitar por "politicamente correctos" ou estereótipos que atentem contra a minha liberdade na escrita. Escrevo o que me dá na real gana, quando me dá na real gana. Em tempos, cheguei a ter por aqui uma publicidade, mas nada que me prendesse

Tenho uma tatuagem no meio do peito

Ontem, no elevador, olhei ao espelho o meu peito que espreitava pelo decote em bico da camisola, e vi-a. "Tenho uma tatuagem no meio do peito", pensei. Geralmente, não a vejo. Faz parte de mim, há dez anos, aquele pontinho meio azulado. Já quase invisível aos meus olhos, pelo contrário, ontem, olhei-a com atenção, porque o tempo já me separa do dia em que ma fizeram e me deixa olhá-la sem ressentimentos. À tatuagem como à cicatriz que trago no pescoço. A cicatriz foi para tirar o gânglio que confirmou o linfoma. Lembro-me do médico me dizer "vamos fazer uma cicatriz bonitinha. Ainda é nova e vamos conseguir escondê-la na dobra do pescoço. Vai ver que quase não se vai notar". Naquela altura pouco me importava se se ia notar. Entreguei o meu corpo aos médicos como o entrego ao meu homem quando fazemos amor. "Façam o que quiserem desde que me mantenham viva", pensava. "Cortem e cosam à vontade! Que interessa a estética de um corpo se ele está a morrer

Adolescência e liberdade

Os casos de adolescentes que se agridem têm inundado a comunicação social. Ora os irmãos, filhos de um embaixador, que espancaram um rapaz de 15 anos; ora o rapaz de 16 anos que espancou outro de 14 até à morte. Para a comunicação social, estes casos são "doces". Geram polémica, opiniões controversas, ódios e amores e duram, duram, gerando imensos artigos com informações e contra-informações. O primeiro caso, conhecido por "caso dos irmãos iraquianos" pode ter "origens xenófobas", diz-se por aí. A verdade é que se não teve "origens xenófobas" pode vir a ter "fins xenófobos". O facto de se sublinhar que os gémeos são iraquianos na divulgação das notícias sobre este caso está a abrir caminho para potenciar ódios de cariz xenófobo. A opinião pública revolta-se contra os agressores, que não tendo desculpa pelas agressões, seja qual for a origem destas, relacionam-nos com a sua nacionalidade. "Ah e tal, são iraquianos!"; "E