Avançar para o conteúdo principal

"Ma" Man

Se há pessoa que admiro, é este homem com quem um dia me casei. E casámo-nos, vai fazer depois de amanhã, 5 anos, após 10 anos de namoro. E só nos casámos por questões legais, porque se fosse por amor, não precisaríamos do casamento para o provar.
Eu estava a viver o meu problema oncológico, já tínhamos o J. e achámos melhor regularizar a situação, caso eu partisse desta para melhor (ou pior).
Nunca precisámos do casamento, ou de alianças, ou de frases feitas que soam bonitas, mas nada dizem, para termos a certeza que nos amávamos. Claro que tivemos e temos as nossas zangas, dúvidas e choques de personalidade, mas ao fim de tantos anos, posso dizer que as fomos conseguindo resolver, não só superficialmente, mas também e especialmente dentro de nós.
Ele foi e continua a ser a minha outra face, a minha alma gémea, aquele que me completa e sem o qual eu não seria como sou hoje. Ao longo de tantos anos, fomos aprendendo um com o outro e, acho eu, que o conseguimos devido ao respeito que temos pela individualidade de cada um. Nunca tentámos mudar o outro, nem nos moldámos ao seu ideal. Fomos sempre as duas faces da mesma moeda!

Este homem com quem vivo há, mais coisa menos coisa, do que 15 anos, é o homem da minha vida. Tenho a certeza disso, porque eu não encontraria outro alguém em quem me encaixasse com tanta perfeição. Ele distingue-se por uma originalidade estonteante, tanto pelo humor, que lhe é tão característico, como pela veracidade de carácter, não deixando, porém, de ter os seus defeitos que tanto me arreliam, como a teimosia, a distracção e o perfeccionismo levado ao extremo da exaustão.

Por todos estes motivos e mais alguns, posso dizer que sou uma privilegiada, porque tenho ao meu lado quem queria ter e como queria ter e, para mim, o amor é isto! 

Mensagens populares deste blogue

O Espelho

Em pequena fui protectora das minorias, dos mal-tratados e dos ofendidos. Costumava juntar-me à mais gorda ou mais feia da turma, aquela menina com quem toda a gente gozava e com quem ninguém gostava de ser visto. Tratava melhor os que eram desprezados e tinha uma atenção especial para com quem levava mais reguadas. Ainda sou um bocado assim, porém não tanto, porque as pessoas  que eu considerava minorias me foram mostrando tantos lados das suas personalidades que deixei de as ver apenas como mal-tratadas, ofendidas e carentes de protecção. Percebi, ao longo dos anos, que somos muito mais do que aquilo que aparentamos. E ainda bem, digo-o hoje.
Olhando para trás, penso que talvez o fizesse por pena de as pessoas não terem as mesmas atenções que os outros, ditos populares, e como que para compensar os males que lhes faziam. 
Olhando depois para dentro de mim, penso que também agia daquela forma para desviar os olhares das minhas próprias fragilidades. Se eu protegesse outros, sentir-me…

Afectos e machismo

Temos um PR adorado pelos seus abraços e beijinhos;Temos um acórdão do Tribunal da Relação do Porto que cita a Bíblia para desculpar a violência doméstica exercida sobre uma mulher adúltera.

Proponho o seguinte exercício: - Imaginar que o PR era uma mulher que investia em abraços e beijinhos aos populares; - Imaginar que o acórdão desculpava a violência doméstica exercida sobre um homem adúltero.
Que resultado obteríamos deste exercício? Calculo que surgiria a teoria de que a PR seria uma promíscua, carente de afectos, ou que se estaria a "atirar" a todo homem que lhe aparecesse à frente...Calculo que o homem agredido seria achincalhado por permitir sofrer violência doméstica por parte de uma mulher e que, em simultâneo, seria perdoado do adultério, tanto por ter uma mulher violenta, quanto por ter "carne fraca"... Enquanto condicionarmos a nossa avaliação das situações pelos géneros dos intervenientes, estaremos sempre em desigualdade. Enquanto não conseguirmos separar c…