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Menino Autista

Já vos falei de um livro que ando a ler, há uns 2 anos, O Menino e o Cavalo.

Lembram-se que neste livro os cavalos desempenham um papel terapêutico, por estimularem o relacionamento do menino com o mundo que o rodeia?

Ando desconfiada que o J. é o "cavalo" de um amigo dele que é autista ... 

Este facto faz-me sentir orgulhosa por ele ser capaz de se relacionar com uma criança que tem dificuldades de relacionamento. O menino em questão e o J. gostam muito um do outro. Jogam à bola juntos e comunicam de uma forma que se entendem e que não tem muito a ver com o nosso "conceito pré-definido de comunicação". Não usam as palavras como nós, pois o menino repete o que lhe dizem em vez de responder às questões que lhe colocam, mas há um entendimento entre eles e acima de tudo há um enorme desejo, da parte do J., em fazer-se entender melhor e em entender melhor o amigo.

Nesta amizade, as diferenças não são importantes, ou têm apenas a importância necessária para se encontrarem as semelhanças. Acho que ela é muito importante para ambos, para o menino, porque o faz interagir com outra criança, para o J., porque desenvolve a percepção de um mundo repleto de diferenças e ajuda-o a aceitá-las, a respeitá-las e a viver com elas.

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