Avançar para o conteúdo principal

Programinhas Culturais

Não é para me armar em intelectual, mas o pessoal aqui de casa tem por hábito ir a museus, monumentos, exposições e peças de teatro. Gostamos de programinhas culturais aos fins-de-semana!


Coliseu - Roma

O J. era um grande entusiasta destas aventuras, mas progressivamente tem vindo a perder a vontade de nos acompanhar. Quando falamos em exposições, ele fica logo a olhar-nos de lado!

Anteriormente, ele até brincava aos museus: arranjava bilhetes (tickets de estacionamento roubados do carro da avó, que os colecciona compulsivamente), montava uma exposição no corredor cá de casa, vendia-nos os bilhetes (que até podíamos pagar com multibanco) e fazia-nos uma visita guiada com direito a explicação pormenorizada de cada uma das peças expostas.

Actualmente, cada vez que dizemos que vamos a uma exposição, ele pergunta "posso ficar em casa de alguém?".

Fico, sinceramente, triste com esta mudança de atitude face aos nossos programinhas de fim-de-semana. Eram os nossos programinhas! Fazíamo-los só os três, era uma coisa nossa! Além disso, eu adorava ver quadros ou fotografias explicadas por ele (nas exposições reais, ele partilhava comigo a sua interpretação do que estava exposto). Era tão engraçado perceber que o eu via num quadro não tinha nada a ver com o que ele via! As crianças vêem mais longe, elas percebem a arte (se é que isso é possível)! Acontecia-me tentar explicar um quadro de uma forma demasiado complexa e o J. descrevia-me exactamente o que lá estava e era realmente o que lá estava, só que eu não tinha visto nada daquilo. 

É incrível como perdemos a capacidade de ver certas coisas quando crescemos e passamos a só as conseguir vislumbrar ...

Voltando à minha tristeza por estar a perder o meu companheiro de exposições: não sei se hei-de ou não insistir para que ele nos acompanhe... Tenho medo que se insistir muito, ele se sinta pressionado e ainda lhe apeteça menos vir e se não insistir, ele perca definitivamente o interesse ...
Por agora, eu e o pai decidimos "dar um tempo" aos "programinhas culturais de fim-de-semana", mas... Já tenho tantas saudades!


Comentários

Mensagens populares deste blogue