Avançar para o conteúdo principal

Diferença ou Igualdade?

Eis a questão...

Quando educamos os nossos filhos, o que lhes queremos transmitir?
Queremos que sejam felizes, certo? Mas onde encontrarão eles a felicidade? Na integração social ou na riqueza de valores?
Gostaríamos de poder responder "nas duas!". 
Mas nem sempre isso é possível... Se a sociedade é injusta e sem valores, incutir-lhe valores fortemente vincados, não irá fazê-los sentirem-se desintegrados? Se estão integrados numa sociedade injusta, será que os valores estão bem interiorizados?
Assim, o que escolhemos? Integrar ou valorizar?

Ao longo destes nove anos de maternidade, tem-me assaltado esta dúvida inúmeras vezes...

Até agora, tenho optado pelos valores.
Tenho feito tudo para que o meu filho saiba distinguir a justiça da injustiça; saiba olhar a diferença sem preconceitos; tenha uma visão do mundo o mais vasta possível; conheça todo o tipo de pessoas, experimente gastronomias diferentes, contacte com várias formas de arte; visite outros países e outras culturas; descubra religiões e modos de vida variados; e no final, encontre os caminhos que pretenda trilhar.
Desde muito pequenino que, eu e o pai, temos batalhado por lhe dar o mundo a descobrir. Evitámos que lhe transmitissem ideias estereotipadas e incentivámos a que cultivasse sempre um espírito crítico.

Hoje, passados nove anos, ele é um menino diferente. Ao contrário da maior parte dos colegas, ele teve experiências vastas e conhecimento mais profundo da diversidade da espécie que lhe permitem ter uma mente mais aberta. Comparando com alguns dos colegas, ele aceita melhor a diferença seja ela qual for. Não discrimina as pessoas por serem velhas ou novas, pretas ou brancas, altas ou baixas, gordas ou magras, religiosas ou não-religiosas, hetero ou homossexuais. Aceita-as, interroga-se e utiliza os conhecimentos e a mente aberta para descobrir mais um bocadinho deste mundo gigante.
Nós, pais babados, orgulhamo-nos disso.
Mas, e há sempre um "mas" a lixar isto tudo, sentimos que ele, por ser diferente da grande maioria, está pouco integrado nesta sociedade fechada, preconceituosa e discriminadora em que vivemos. Sentimos que os outros o discriminam por ele não ser igual a eles, e o que o difere é aceitar a diferença dos outros sem preconceitos, o que torna "a coisa" bastante irónica e traz-nos de volta a dúvida "será que estamos a fazer bem em educá-lo a ser diferente da maioria?".
Com esta dúvida, surgem outras como "será que ele terá capacidade para gerir o desprezo e a discriminação que vai sofrer?", "será que ele não seria mais feliz se fosse mais parecido com os outros, se partilhasse os mesmos ideais?", "se ele pudesse escolher a educação que lhe damos, será que seria esta a que escolheria?".

E a grande questão impõe-se: A felicidade está na diferença (sabendo que esta acarreta uma boa dose de discriminação) ou na igualdade (sabendo que esta é desprovida dos valores que defendemos)?

Comentários

  1. Uma duvida que também segue constantemente comigo, também optamos pelos valores e por vezes a princesa também sente a mesma coisa quando defende a sua posição e quando quer seguir um caminho diferente dos outros, esta caminhada nem sempre e fácil e por vezes dou comigo a dizer-lhe que tente não "bater de frente" que aos pouquinhos vá mostrando o seu ponto de vista sem criar inimizades e sem abdicar dos seus valores, tem resultado mas não tem sido nada fácil.
    Se descobrires o equilíbrio entre ambas por favor partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Rosinha,
    Não é mesmo nada fácil!
    Não acredito que o vá descobrir, mas se descobrir, prometo que partilho! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu tomei a mesma opção que tu, e tenho consciência que ele pode vir a sofrer por isso, mas prefiro que ele tenha valores do que se encaixe na "normalidade"... não ficaria bem comigo mesma se assim não fosse!

    ResponderEliminar
  4. Acho que a preocupação e a forma de educar é aquela que partilho também com as minhas filhas, muito provavelmente porque vemos hoje uma geração com 20 anos muito perdida. Resta acreditar que esta geração que alguns estão a tentar construir sem preconceitos, sem injustiças sejam quem um dia saiba governar o nosso país, contrariando tudo o que por ai anda! A esperança é a última morrer, por isso, enquanto pais resta-nos fazer o melhor que pudemos para o futuro de todos.

    ResponderEliminar
  5. Também dou mais importância aos valores. E o meu apesar de ter apenas 3 anos, já percebe bem as diferenças e aceita-las com naturalidade... no colégio dizem que é um menino com muitas vivências, especial, ele fala de andar de canoa, de regar a horta, de passeios a pé e afins, ao incio perguntaram-nos se era tudo invenção da cabeça dele, agora dizem-me entre dentes que, os "outros" não têm a mesma vivência que o Manel, que os pais não os estimulam... se vai sentir-se deslocado? provavelmente sim, mas prefiro isto do que ser o menino dito "normal" que apenas vê tv e joga pc e que olha os diferentes dele, de lado.

    (nós também não somos uma familia dita "normal" tenho a sensação que até alguns amigos nos olham de maneira diferente, mas não me importo, porque o meu filho com apenas 3 anos sabe distinguir a realidade da ficção, o bem do mal, foi o unico que aceitou bem desde o primerio dia a menina negra que tem na sala, pede desculpa, sff, e diz obrigada e isto enche-me de orgulho!)

    ResponderEliminar
  6. Naná e Tanita,
    Os vossos meninos ainda são pequeninos para sentirem o "peso da diferença". À medida que eles vão crescendo a discriminação acentua-se e as nossas preocupações agudizam-se. Os miúdos, ditos normais, podem ser muito cruéis e nós como pais temos que estar sempre à procura do equilíbrio, porque a sociedade é maioritariamente composta por gente "normal" e os nossos filhos se são diferentes vão estar sempre a sentir essa diferença na pele.
    Claro que isso também lhes vai dando arcaboiço para aguentar a pressão social, mas a auto-estima é sempre afectada. E o mais difícil é geri-la... Dizer-lhes que estão certos sem que pensem que são os melhores do mundo, mas ao mesmo tempo impedindo-os de caírem na desgraça de sentirem que são eles o erro da sociedade.
    Os valores têm que ser a base da força deles numa sociedade sem valores. É difícil. Ficamos sempre na dúvida se estamos ou não a fazer bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. João de Matos,
    Esperemos que sim, que a sociedade vá evoluindo por um caminho melhor. Tenho medo que aconteça o inverso. Vejo alguns valores perderem-se enquanto outros ainda não estão bem interiorizados.
    Vejo muito ignorância ainda estampada nas caras dos miúdos e uma ignorância por opção, não por incapacidade, e isso assusta-me.
    Mas é como diz, temos que ter esperança.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

Mensagens populares deste blogue

Vejam só o que encontrei!

Resumindo :  Licenciatura em marketing (um profissional certificado); Gosto pela área comercial (amor cego que se venda barato);  De preferência, recém-licenciado (cabeça fresquinha e sem manhas); Com vontade de aprender (que aceite, feliz, todas as "óptimas" condições de trabalho que lhe oferecem, porque os ensinamentos não têm preço); Disponibilidade imediata (já a sair de casa e a arregaçar as mangas);  Carta de condução (vai de carro e não seguro, como a Leonor descalça do Camões);  Oito horas de trabalho por dia e não por noite (muito tempo luminoso para aprender, sem necessidade de acender velas). Tudo isto, a troco de: Um contrato a termo incerto (um trabalho p'rá vida); 550€ / mês de salário negociável (uma fortuna que pode ser negociável, caso o candidato seja um ingrato); Refeições incluídas (é melhor comer bem durante as horas de serviço, porque vai passar muita fominha a partir daquela hora do dia em que tiver de

O engano

O meu homem, enquanto estende a roupa (sim, cá em casa a roupa é cena dele. Somos estranhos, eu sei!), ouve música. Aliás, ele ouve sempre música, mas hoje, enquanto estava a ouvir música e a estender a roupa e eu a arrumar a loiça do almoço (sim, apesar do moço tratar da roupa, eu também faço umas coisitas cá por casa. Sim, eu sei, parece que somos mesmo estranhíssimos!), pôs os Pink Floyd a tocar. Ao som dos Pink Floyd, comecei a pensar que hoje há pouca cultura que faça as pessoas pensarem como por exemplo os Pink Ployd faziam; que conteste os poderes; que ponha em causa as ditas verdades universais; que cause indignação e contestação. Vivemos na sociedade do engano. Julgamos que temos liberdade, quando somos nós mesmos que restringimos a liberdade, calando-nos. Já não defendemos causas, mandamos umas bocas e ficamo-nos por aí. Os poderes estão instituídos e aceitamo-los, pura e simplesmente, sem um ai realmente sentido. Encolhemos os ombros e distraímo-nos com outras coisas par

Apneia

 Sempre esta coisa da escrita... De há uns anos para cá tornou-se uma necessidade como respirar. Tenho estado em apneia, eu sei. Não só, mas também, porque veio a depressão. Veio, assim, de mansinho, como que para não se fazer notar, instalando-se cá dentro (e cá fora). Começou por me devorar as entranhas qual parasita. Minou-me o corpo e o cérebro, sorvendo-me os neurónios e comendo-me as ideias, a criatividade e a imaginação. Invadiu-me a mente e instalou pensamentos neuróticos, medos, temores, terrores até. Fiquei simultaneamente cheia e vazia. E a vontade de me evaporar preencheu-me por completo, não deixando espaço para mais nada. Não escrevia há meses. Sinto-lhe a falta todos os dias. Mas havia (há) um medo tão grande de começar e só sair merda. E, no entanto, cá estou eu a escrever de novo. Mesmo que merda, a caneta deslizou sobre o papel e, agora, os dedos saltam de tecla em tecla como se daqui nunca tivessem saído. O olhar segue os gatafunhos, o pensamento destrinça frases e e

Dos blogues

DAQUI Comecei isto dos blogues faz tempo. Mais precisamente em 2011. Faz tanto tempo que este menino aqui já completou cinco anos em Agosto. Há cinco anos e picos que venho para aqui arrotar as minhas postas de pescada. Primeiro, em núpcias das delícias da maternidade; depois confrontada com o fim das núpcias; hoje, com a consciência de que a maternidade se expande por tudo o que é lado da vida da gente. Nunca, mas mesmo nunca, tentei tornar este blogue num lugar cuchi-cuchi, fofinho e queridinho. Este lugar não é de todo fofinho. Não há por aqui adoçantes da vida, nem marcas a embelezar o que se passa por dentro e por fora da minha experiência enquanto mãe, ou enquanto pessoa, ou até mesmo a comandar o que escrevo. Não me deixo limitar por "politicamente correctos" ou estereótipos que atentem contra a minha liberdade na escrita. Escrevo o que me dá na real gana, quando me dá na real gana. Em tempos, cheguei a ter por aqui uma publicidade, mas nada que me prendesse

Tenho uma tatuagem no meio do peito

Ontem, no elevador, olhei ao espelho o meu peito que espreitava pelo decote em bico da camisola, e vi-a. "Tenho uma tatuagem no meio do peito", pensei. Geralmente, não a vejo. Faz parte de mim, há dez anos, aquele pontinho meio azulado. Já quase invisível aos meus olhos, pelo contrário, ontem, olhei-a com atenção, porque o tempo já me separa do dia em que ma fizeram e me deixa olhá-la sem ressentimentos. À tatuagem como à cicatriz que trago no pescoço. A cicatriz foi para tirar o gânglio que confirmou o linfoma. Lembro-me do médico me dizer "vamos fazer uma cicatriz bonitinha. Ainda é nova e vamos conseguir escondê-la na dobra do pescoço. Vai ver que quase não se vai notar". Naquela altura pouco me importava se se ia notar. Entreguei o meu corpo aos médicos como o entrego ao meu homem quando fazemos amor. "Façam o que quiserem desde que me mantenham viva", pensava. "Cortem e cosam à vontade! Que interessa a estética de um corpo se ele está a morrer