sábado, 27 de abril de 2013

Esforço

- Oh mãe, porque é que eu me esforço mais do que todas as pessoas?
- Esforças-te mais em quê? E mais do que quais pessoas?
- Em tudo. Do que os meus colegas.
- Dá-me lá um exemplo.
- Por exemplo, nas coisas da escola. Eles não se esforçam para terem tudo certo...
- Se calhar, não se preocupam tanto com isso quanto tu.
- Mas deviam... Eu é que não quero passar pela vergonha de ter insuficientes!
- Não é vergonha nenhuma. Se calhar eles esforçam-se mais noutras coisas, que tu não te esforças. Por exemplo, tu não te esforças por fazer a letra sempre direitinha em cima das linhas, não te esforças por pintar bem...
- Agora, já me esforço por pintar bem! A letra, para escrever depressa, não dá para ficar sempre direita. Nos ditados tenho que escrever depressa!
- Mas os teus colegas, se calhar, esforçam-se mais nisso. O que quero dizer, é que as pessoas esforçam-se mais naquilo que é mais importante para elas. Provavelmente, o que é mais importante para ti, não é o mesmo que é mais importante para a maior parte dos teus colegas. Não acredito que não haja mais nenhum teu colega que se esforce por ter tudo certo...
- Não há, não!
- Já pensaste que eles podem esforçar-se mas não conseguirem fazer melhor?
- Oh, não acredito!
- Há pessoas que não conseguem, mesmo que se esforcem muito. Mas também há pessoas que têm preguiça de se esforçarem.
- Ah, eu acho que é preguiça!
- Pois...talvez seja. Ou talvez não. Mesmo que não se esforcem muito, tens muitos colegas com boas notas.
- Sim, mas não se esforçam.

3 comentários:

  1. Sabe tao bem ouvir essas coisas :)
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está demasiado preocupado para a idade! É bom que ele tenha essa noção de "esforço" mas que isso não o impeça de "ser criança".
    A Mammy sabe muito bem o que faz,talvez nem precisasse que eu lhe dissesse isto!
    Abracinho meu!

    PS Suponho que o J. anda por volta dos 8 anos

    ResponderEliminar
  3. Sim, Maria Teresa, ele tem 8 anos, quase 9.
    Também acho que ele está demasiado preocupado e isso... preocupa-me!
    Bjs

    ResponderEliminar

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...