domingo, 11 de novembro de 2012

Ainda a Merkel... E Agora a Sério...

Não acho que a Merkel seja culpada do que estamos a viver hoje, neste país.
A culpa é nossa! É nossa por termos elegido, ou deixado que fosse eleito, um governo que põe a aparência  de bom aluno perante a Alemanha e o resto da Europa, à frente do bem-estar do seu povo; É nossa, porque continuamos a deixar que nos atirem com mais austeridade, a cada dia que passa; É nossa, porque só nos manifestamos quando já estamos com a corda ao pescoço, e paramos de nos manifestar assim que nos dão um rebuçado; É nossa, porque não nos conseguimos definir enquanto povo uno, e nos culpamos e batemos uns aos outros, mal achamos que podemos tirar daí algum proveito próprio; É nossa, porque, apesar de tudo, gostamos sempre de agradar mais aos estrangeiros do que a nós próprios; E é nossa, porque só sentimos, realmente, que temos algum valor, quando é alguém de fora que o diz.

E a Merkel?
A Merkel está a defender os interesses do seu país, está a tentar assegurar que ele continue a ser uma das grandes potências europeias.
Se isso é o mais correcto? Se isso é uma postura digna da Chanceler de um país que integra uma parceria, cujo nome é União Europeia?
Não! Mas, infelizmente, é assim.

Para o bem e para o mal, só nós podemos mudar o nosso futuro. Se quisermos, claro!

7 comentários:

  1. E é por estas e por outras, que o nosso país não sai da cepa torta. E se não mudarmos, daqui a alguns anos Portugal ainda vai estar a cantar o mesmo fado.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Tão fartinha de ouvir falar na crise... :(

    ResponderEliminar
  3. Mammy, concordo contigo. Creio que as energias que foram canalizadas para odiar a senhora, estão mal direccionadas.
    No entanto, creio que a Merkel tem alguma responsabilidade no arrastar desta crise no seio da UE, por não ter aprovado os Eurobonds, mas foi pressionada pelos partidos políticos alemães...
    E sim, odeio mesmo a maldita subserviência do PPC e restantes aos alemães...

    ResponderEliminar
  4. Naná,
    Claro, que a Merkel tem uma certa responsabilidade, mas só a tem, porque os nossos governantes são uns paspalhos e nós somos ainda mais, porque os pusemos, ou deixámos que os pusessem, lá. Portanto, a maior culpa de todas é nossa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Sabemos que temos uma divida a pagar. Sabemos que parte do caminho para pagar essa divida é a austeridade. Mas acho que já passamos a fase da simples austeridade para a fase da extrema austeridade que ninguém beneficia com ela. Enquanto a Europa tiver no fundo a Alemanha não vai ficar muito melhor, por isso acho que já é tempo de mudança nesta política de austeridade desmesurada.

    ResponderEliminar
  6. Helena,
    Esta austeridade é um absurdo, tal como a própria dívida.
    Matar a economia não nos vai dar condições para a pagar, nem para nada!
    Vamos tornar-nos ainda mais dependentes da Europa e de todas Merkels, que ainda hão-de vir, se não fizermos nada para o impedir.
    Bjs

    ResponderEliminar

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...