Avançar para o conteúdo principal

Post Irónico

Porque hoje foi Dia da Criança, vou dedicar este post a todos aqueles que, incapazes de resolver as suas frustrações pessoais, maltratam, de uma forma continuada, as crianças.
Não vou falar de pedófilos, abusadores sexuais ou outros autores de maus-tratos, pois esses são casos de tal ordem patológicos que ultrapassam a minha capacidade de análise. Vou concentrar-me naqueles, que parecendo pessoas normais, ofendem e humilham quem AINDA não tem capacidade para se defender.

Vou falar-vos de uma cena magistral, entre várias, a que assisti.

Um adulto, do alto dos seus um metro e oitenta e tal, a humilhar crianças com metade do seu tamanho e um terço da sua idade. 
Visão divinal, soberba!
Só me apeteceu aplaudir de pé a coragem deste ser. Por isso, mal ele abriu a boca, sentei-me logo com medo de cair para o lado com a emoção do espectáculo que me esperava.
Digam lá se não é digno de aplausos, ver alguém ter tomates para humilhar crianças? É preciso ter uma coragem muito superior à média para se enfrentar tão poderosos adversários! Ainda mais, quando a moral das crianças já está previamente em frangalhos! Adultos destes são do mais alto gabarito e confesso que me impressionam com a maneira destemida com que enfrentam adversários tão terríveis e assustadores. Fazem-me lembrar os cavaleiros das histórias que travavam batalhas de morte contra os pavorosos dragões. Fooogo! Isto é que são homens!
Enfrentar adultos da sua idade e tamanho?! Nãaaa!!! Isso são brincadeiras de meninos! Coragem que é coragem só se for com rivais à altura. E quem melhor do que crianças com a auto-estima lá bem em baixo para nos defrontar?
Não se bate em ceguinhos com um caniço oco, não, é logo com uma viga de ferro! Não vá o ceguinho ripostar no momento preciso em que nos vir a levantar o caniço... Ups, pois é, os ceguinhos não vêem! Ah, mas isso não passa de um pormenor sem qualquer importância, o que interessa é dar cabo dele ao primeiro golpe! E se houver assistência, ainda melhor! É sempre bom haver testemunhas dos nossos momentos apoteóticos! Claro que isto só é possível a pessoas completamente desprovidas de cobardia, não é coisa para um simples aventureiro!
E a ideia de se mascarar a cena numa demonstração de exigência e profissionalismo também me pareceu digna de mestre. A sério!!!!

Mas nesta exultação de ego, só lhe notei uma pequena falha, que me perdoe o herói, mas realmente há uma falha...
Exigência não é sinónimo de estupidez. Não, não é. Para se ser exigente não é obrigatório ser-se estúpido. Pode-se ser, mas não é obrigatório. Até porque a exigência que costuma vingar, é aquela que é contrabalançada com o reconhecimento do esforço e com a motivação.

Ah, pois é, perdão, estas palavras não costumam constar nos dicionários destes exímios corajosos!

Imagem retirada da Internet

Comentários

Enviar um comentário

Vá lá, digam qualquer coisinha...
...por mais tramada que seja...

Mensagens populares deste blogue

Vejam só o que encontrei!

Resumindo :  Licenciatura em marketing (um profissional certificado); Gosto pela área comercial (amor cego que se venda barato);  De preferência, recém-licenciado (cabeça fresquinha e sem manhas); Com vontade de aprender (que aceite, feliz, todas as "óptimas" condições de trabalho que lhe oferecem, porque os ensinamentos não têm preço); Disponibilidade imediata (já a sair de casa e a arregaçar as mangas);  Carta de condução (vai de carro e não seguro, como a Leonor descalça do Camões);  Oito horas de trabalho por dia e não por noite (muito tempo luminoso para aprender, sem necessidade de acender velas). Tudo isto, a troco de: Um contrato a termo incerto (um trabalho p'rá vida); 550€ / mês de salário negociável (uma fortuna que pode ser negociável, caso o candidato seja um ingrato); Refeições incluídas (é melhor comer bem durante as horas de serviço, porque vai passar muita fominha a partir daquela hora do dia em que tiver de

O engano

O meu homem, enquanto estende a roupa (sim, cá em casa a roupa é cena dele. Somos estranhos, eu sei!), ouve música. Aliás, ele ouve sempre música, mas hoje, enquanto estava a ouvir música e a estender a roupa e eu a arrumar a loiça do almoço (sim, apesar do moço tratar da roupa, eu também faço umas coisitas cá por casa. Sim, eu sei, parece que somos mesmo estranhíssimos!), pôs os Pink Floyd a tocar. Ao som dos Pink Floyd, comecei a pensar que hoje há pouca cultura que faça as pessoas pensarem como por exemplo os Pink Ployd faziam; que conteste os poderes; que ponha em causa as ditas verdades universais; que cause indignação e contestação. Vivemos na sociedade do engano. Julgamos que temos liberdade, quando somos nós mesmos que restringimos a liberdade, calando-nos. Já não defendemos causas, mandamos umas bocas e ficamo-nos por aí. Os poderes estão instituídos e aceitamo-los, pura e simplesmente, sem um ai realmente sentido. Encolhemos os ombros e distraímo-nos com outras coisas par

Apneia

 Sempre esta coisa da escrita... De há uns anos para cá tornou-se uma necessidade como respirar. Tenho estado em apneia, eu sei. Não só, mas também, porque veio a depressão. Veio, assim, de mansinho, como que para não se fazer notar, instalando-se cá dentro (e cá fora). Começou por me devorar as entranhas qual parasita. Minou-me o corpo e o cérebro, sorvendo-me os neurónios e comendo-me as ideias, a criatividade e a imaginação. Invadiu-me a mente e instalou pensamentos neuróticos, medos, temores, terrores até. Fiquei simultaneamente cheia e vazia. E a vontade de me evaporar preencheu-me por completo, não deixando espaço para mais nada. Não escrevia há meses. Sinto-lhe a falta todos os dias. Mas havia (há) um medo tão grande de começar e só sair merda. E, no entanto, cá estou eu a escrever de novo. Mesmo que merda, a caneta deslizou sobre o papel e, agora, os dedos saltam de tecla em tecla como se daqui nunca tivessem saído. O olhar segue os gatafunhos, o pensamento destrinça frases e e

A Língua do Michael Jordan

O ídolo (imagem retirada da Internet) Um dia destes, enquanto assistia a um treino do meu filho, reparo que ele está sempre de língua de fora... Ele não é daqueles miúdos que põem a língua de fora quando escrevem ou quando fazem qualquer coisa que lhes exija um pouco mais de concentração, por isso estranhei! No intervalo que o treinador lhes dá para irem beber água, ele chega-se ao pé de mim e diz: -Viste, mãe, estive de língua de fora como o Michael Jordan? (Para quem não conhece, o Michael Jordan, o mocinho aqui ao lado, foi um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo e uma das suas características era jogar com a língua de fora.) O meu filho estava todo orgulhoso a imitar o Michael Jordan, sentia-se o melhor jogador do mundo à custa da sua linguinha ao vento, mas eu (estúpida!) estraguei a sua alegria, com esta minha triste saída: -Pois, mas se não pões a língua para dentro ainda a mordes se te derem um encontrão, além de pareceres um tontinho... Arrependi-me da parte do